Descrição
O Curso:
A pós-graduação em EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TDAH aborda conceitos teóricos e as legislações que permeiam a educação inclusiva no contexto da sociedade contemporânea, abrangendo concepções sobre educação especial, inclusão escolar e possibilidades educativas, principalmente com ênfase em relação ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), transtorno que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. O curso objetiva aprofundar a investigação na área, com enfoque na aprendizagem e inclusão efetiva dos alunos, de modo a tornar a prática docente dinâmica e efetiva e os professores reais agentes inclusivos. O currículo deste curso é centrado em fundamentos, conceitos e tendências históricas da educação inclusiva. Por meio de reflexões pedagógicas e de discussões que incluam a diversidade cultural e social, bem como uma análise crítica dos métodos atuais da educação especial. O curso proporciona o conhecimento para organizar as atividades pedagógicas nas sugestões e planos de ensino, fornece subsídios teóricos para o professor, além de auxiliá-lo a planejar, ministrar, avaliar e criar intervenções pedagógicas abrangentes, dinâmicas e inovadoras. A matriz curricular do curso possui conteúdos multidisciplinares que garantirão a formação profissional completa, abordando conteúdos básicos para a formação superior, além das disciplinas especificas que irão abordar a história da educação especial, as definições do TDHA e do TGD, tecnologias e práticas que abordam métodos de intervenção, como comunicação alternativa, tecnologias assistivas e salas de recursos multifuncionais.
Carga Horária:
580h
Público:
O curso de pós-graduação em EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TDHA destina-se a todos os profissionais com diploma de nível superior, principalmente graduados em pedagogia, psicologia e professores dos variados níveis de ensino, psicopedagogos, demais licenciaturas e áreas afins.
METODOLOGIA DA PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA | 40 |
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR | 30 |
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E MARKETING PESSOAL | 30 |
LIBRAS | 30 |
ETICA NA EDUCAÇÃO | 30 |
A HISTORIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL | 30 |
UMA ESCOLA PARA TODOS | 30 |
NOÇÕES BÁSICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | 30 |
CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL | 30 |
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO | 30 |
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA | 30 |
TECNOLOGIA ASSISTIVA | 30 |
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH | 85 |
TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO – TGD | 85 |
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL – PNEE | 40 |
TCC | OPTATIVO |